12° aniversário da Acaapesp é comemorado na Alesp

12° aniversário da Acaapesp é comemorado na Alesp

Notícia do Site da ALESP (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo)

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta terça-feira (23), o 12° aniversário da Associação dos Consultores, Assessores e Articuladores Políticos do Estado de São Paulo (Acaapesp). O evento celebrou, também, o Dia Estadual do Assessor Político, comemorado anualmente no dia 23 de maio.

“Nós acreditamos que sem o assessor político, não existe o parlamentar. O candidato anda sob a luz do assessor político”, disse Sergio Osicran, jornalista e fundador da Acaapesp. Sergio destaca que o trabalho dessa classe é fundamental para que o candidato consiga chegar até a população, conquistar votos em sua região e se tornar um parlamentar.

De forma resumida, as três classes representadas pela associação são profissionais que auxiliam no trabalho do parlamentar. Os consultores políticos são aqueles que conversam com autoridades e especialistas para encontrar respostas para questões levantadas no ambiente político. Já os assessores são os que auxiliam diretamente a autoridade para quem trabalham, sejam deputados, vereadores, prefeitos, etc. Por fim, os articuladores políticos são responsáveis por dialogar com qualquer setor da sociedade ou parlamentar para discutir demandas das classes.

A entidade foi criada para que essas categorias pudessem ser reconhecidas e, atualmente, ainda fornece cursos e palestras para que esses profissionais aumentem seus conhecimentos. “A ideia de criarmos essa associação é para que essa classe, que ajuda o parlamentar em suas atividades tanto no gabinete, quanto nas ruas, pudesse se organizar”, explicou Alan Montoro, presidente da Acaapesp.

A solenidade ainda serviu para homenagear profissionais que se destacaram em sua função durante o último ano.

Dia estadual

O Dia Estadual do Assessor Político, comemorado, anualmente, no dia 23 de maio, foi proposto pelo ex-deputado Márcio Camargo (PSC) no Projeto de Lei 1579/2015 e instituído, de forma oficial, pela Lei n°16.254/2016. A data serve para lembrar as lutas e vitórias da profissão, que anda lado a lado dos parlamentares e que desempenha importante função em seus trabalhos.

Márcio Camargo, autor do PL que instaurou a data, esteve presente no evento e parabenizou a associação pelos seus trabalhos. “Nós sabemos que a Acaapesp debate tudo que é de interesse da sociedade, do nosso dia a dia. O reconhecimento é mais importante para um funcionário do que o próprio salário e a Acaapesp sabe fazer isso muito bem, reconhece as pessoas que contribuem para um dia a dia melhor para nossa população”, disse o ex-parlamentar.

Gabriel Landim

Diretor do Departamento de Tecnologia Diretor do Departamento Inter-Religioso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *