Corinthians poderá ter o seu primeiro Presidente negro.

Corinthians poderá ter o seu primeiro Presidente negro.

Historicamente, o esporte se tornou uma importante ferramenta de inclusão social no combate à discriminação racial, no entanto, após a libertação dos escravos, atletas negros que se tornaram referência no país não podiam transitar pelos clubes e eram impedidos de usar a piscina destinada apenas aos brancos.

O clube Corinthians aceitou a inscrição de seu primeiro jogador negro em 1919, antes disso já havia tentado inscrever outros jogadores que não foram aceitos na Liga Paulista, sempre esbarrando em proibições por ser um clube de origem humilde e operária que lutou e fez história para a popularização do esporte brasileiro.

Outros clubes tiveram as mesmas dificuldades para a inclusão de esportistas negros; o Corinthians ousou e avançou na questão racial, neste último século, trazendo para o clube a figura de André Luiz de Oliveira, contratado como Diretor de Base em 1985. André, conhecido como André Negão, tem feito história no clube, atuando como Diretor Administrativo por duas vezes e como Vice-Presidente durante a gestão Roberto de Andrade.

Hoje, décadas após o primeiro passo de inclusão do Corinthians, André Negão atua na Vice-Presidência do Conselho Deliberativo e como Presidente do Conselho de Ética. Foram 37 anos de dedicação ao clube, sendo escolhido como representante da Chapa Renovação e Transparência para a Presidência de um dos maiores clubes do país, momento histórico para o clube e para o país que avança na importante questão racial.

Matéria produzida pela redatora Grazziela Lessa em parceria com a Historiadora Adriana Lopes, com apoio do Departamento Esportivo da ACAAPESP.

Hector Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *