Sem Assessor Político NÃO existe Parlamentar: Entenda o papel da Acaapesp.

Sem Assessor Político NÃO existe Parlamentar: Entenda o papel da Acaapesp.

Você já se perguntou o que é ser um assessor político? Essa é uma profissão que exige muita competência, responsabilidade e dedicação, pois envolve auxiliar o mandato de políticos do poder legislativo e executivo, como vereadores, deputados e senadores. Um Assessor Político, segundo o ponto de vista da Acaapesp, é alguém que tem a confiança do político eleito (ou em processo de eleição) e que desempenha diversas funções nos bastidores da política brasileira. Neste post, vamos destacar algumas das principais funções desses profissionais.

  • Intermediar a relação entre o político e as lideranças:
    Um Assessor Político precisa promover a ponte entre o político e as lideranças sociais ou comunitárias, com as quais ele possua alguma relação ou deseje estabelecer um relacionamento. Assim, ele deve formar uma lista com as principais lideranças de um dado local, facilitar o processo de comunicação e organizar encontros. É a partir da relação entre as lideranças e o político que este pode se fortalecer e representar os interesses da população.
  • Trabalhar a comunicação política do político:
    A comunicação política é essencial para o político que deseja aumentar o alcance de sua visibilidade, bem como dos seus projetos, e melhorar o relacionamento com os seus eleitores. Nesse sentido, um assessor político deve auxiliar o político a desenvolver uma estratégia de comunicação eficaz, que envolva a produção de conteúdos, a coordenação das mídias sociais, a mediação entre o político e a população, a organização dos discursos e falas em entrevistas e a atuação como um porta-voz desse político.
  • Realizar estudos e pesquisas: Um Assessor Político também deve realizar estudos e pesquisas no âmbito de um gabinete político, para sondar o que os eleitores de determinado político pensam a respeito de determinados projetos que sejam de sua autoria. Além disso, as pesquisas servem para que o político desenvolva projetos que tenham relação com os interesses dos seus eleitores. Assim, um assessor político deve estar atento às demandas da sociedade e fornecer subsídios para que o político possa elaborar propostas adequadas.
  • Ficar responsável pela agenda do político: A autoridade política geralmente é uma pessoa ocupada, que participa de muitos eventos que tenham relação com os seus interesses e projetos. Dessa maneira, ele precisa contar com um assessor político que seja responsável por sua agenda, ou seja, que seja tecnicamente qualificado para cuidar dos seus compromissos e eventos e garantir que a autoridade política participe de todos sem que com isso comprometa as suas responsabilidades.
  • Organizar eventos: É também dever do Assessor Político organizar eventos, como conferências, congressos, audiências, entre outros, com o objetivo de garantir maior visibilidade para o político, bem como aproximá-lo dos seus eleitores. Os eventos são ferramentas de comunicação que possibilitam que a autoridade política se aproxime dos seus públicos de interesse e tire disso maior proveito no sentido de alcançar os seus objetivos.

Como você pode ver, ser um Assessor Político é uma tarefa complexa e desafiadora, mas muito gratificante e integralmente indispensável. A Acaapesp contribui direta e integralmente para desenvolvimento do Estado. Um assessor político é uma peça fundamental para o funcionamento do poder legislativo e executivo e também para a representação da sociedade. Se você se interessou por essa profissão, saiba que existem cursos e formações específicas para quem quer se qualificar nessa área.

Assim, conhecendo um pouco mais sobre a Acaapesp, seu propósito, visão e valores, é quase impossível não repetir com êxito e total compreensão o verdadeiro sentido de que SEM ASSESSOR POLÍTICO NÃO EXISTE PARLAMENTAR.

Hector Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *