10° Encontro Dos Povos Indígenas De Guarulhos- SP

10° Encontro Dos Povos Indígenas De Guarulhos- SP

Com o tema “517 anos de Reexistência: Terra, Identidade e Garantia de Direitos”, será realizado o 10º Encontro dos Povos Indígenas de Guarulhos, neste sábado e domingo (19 e 20), das 9h às 17h.  O evento será no Bosque Maia (rua Paulo Faccini, s/nº – Jardim Maia), onde haverá troca de experiência culturais, mostra e venda de artesanatos, cantos e representações simbólicas de cada povo.

A presença de vários grupos étnicos irá conferir ao espaço uma condição rara para os visitantes: a oportunidade de ouvir línguas indígenas, aprender sobre o modo de vida de cada etnia, ter contato com a espiritualidade e a medicina ancestral, conhecer e adquirir artesanatos.

Para o subsecretário da Igualdade Racial, Anderson Guimarães, ainda é comum apresentar os índios como povos antigos, que viviam da caça e da pesca, nus, em uma floresta exuberante, à beira de um rio caudaloso. “Desconstruir esse imaginário é criar as condições adequadas para garantir direitos. Assim, a realização desse Encontro é fundamental para dar maior visibilidade às várias etnias que vivem em Guarulhos”, afirmou.

O secretário de Assuntos Difusos, Lameh Smeili, entende que essa maneira de enxergar o indígena desconsidera os cinco séculos de convivência com os chamados ‘homens civilizados’. “Essa visão distorcida carrega imensa dose de preconceito. O nosso objetivo é chamar a atenção da sociedade para as necessidades específicas desse segmento, previstas na Constituição Federal e em tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário”, disse.

Nos dias 19 e 20 de agosto de 2017 a Cidade de Guarulhos sediará no Bosque Maia o X ENCONTRO DOS POVOS INDÍGENAS DE GUARUHOS. Por dois dias a cidade terá contato com a cultura de vários povos originários, muitos dos quais escolheram Guarulhos para viver.

O Brasil possui uma imensa diversidade étnica e linguística, estando entre as maiores do mundo. São cerca de 305 povos indígenas, 70 grupos de índios sobre os quais ainda não há informações objetivas e se fala mais de 274 línguas diferentes.

Desde o segundo encontro são convidados indígenas que vivem nas aldeias do Estado (litoral Sul, Norte e Interior). O Estado de São Paulo conta atualmente com 47 aldeias de cinco etnias diferentes, que são: Guarani,Terena, Tupi, Krenak e Kaingang, e mais de 40 etnias diferentes, totalizando algo em torno de 62 mil indígenas.

Apenas na Cidade Guarulhos vive uma população de 1434 indígenas (IBGE: Censo/2010) distribuídos por todo o território municipal.

É também significativa a diversidade cultural representada pelos povos que aqui vivem, são cerca de 14 povos, Pankararé, Pankararú, Wassu Cocal, Tupi, Kaimbé, Guarani, Geripanko, Guajajara, Xavante, Pataxó,
Tupinambá de Olivença, Xucuru, Terena, Tabajara, entre outros.

Durante dois dias o Bosque Maia se transforma num grande espaço de diversidade cultural, troca de conhecimentos e experiências, mostra e venda de artesanatos, de cantos e representações simbólicas de cada povo, ou seja, um território multiétnico.

A presença de vários povos diferentes, com culturas distintas, confere ao espaço uma condição rara para os visitantes, ou seja, a oportunidade de ouvir línguas diferentes do português, aprender um pouco sobre o modo de vida de cada etnia, ter contato com a espiritualidade e medicina ancestral, conhecer e adquirir artesanatos, e muito mais.

Programação

ABERTURA OFICIAL
19/08/2017

? Tenda do Bosque Maia
Av. Paulo Faccini, s/n – Centro – Guarulhos
10 horas às 12h30

Convidados:
? Lideranças Indígenas:
Povos que vivem na cidade de Guarulhos: Tupi, Pankararé, Pankararú, Xucurú,
Pataxó, Wassu Cocal, Kaímbé, entre outras, e os povos das aldeias do Litoral
Norte, Litoral Sul, Capital e Vale do Ribeira.

? Prefeito Guti, secretariado, vereadores/as, Proguarú, IPREF e AGRU.

? Representantes dos seguintes órgãos:
? Conselho Municipal de Igualdade Racial
? UNIFESP Guarulhos
? FUNAI – Fundação Nacional do Índio
? SESAI – Secretaria Especial de Saúde Indígena
? MinC- Ministério da Cultura do Brasil
? MPF – Ministério Público Federal
? Secretaria da Igualdade Racial do Município de São Paulo
? CPPNI – Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena
? Projeto Xingu
? Conselho Estadual Indígena
? COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Guarulhos

19/08/2017 das 14 horas às 18 horas e 20/08/2017 das 09 horas às 18 horas
? Tenda do Bosque Maia
? Exposição e Venda de artesanatos
? Danças, cantos e rituais
? Praiá – Pankararú
? Praiá – Pankararé
? Xondaro – Guarani – Várias Aldeias
? Xondaro – Tupi – Várias Aldeias
? Coral – Guarani – Aldeia Itaoca
? Teatro – Guarani – Aldeia Boa Vista
? Grupo Cultural da Aldeia Porangawa (Litoral Sul)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *