O que é o chamado networking?

O que é o chamado networking?

Networking é o nome que se dá a uma rede de contatos, ou seja, é o ciclo de amizade profissional que um profissional tem que cultivar diariamente a fim de ser lembrado!

Quando você vai a um evento, uma festa, uma palestra, um curso, uma visita a uma empresa você e apresentado a pessoas. Essas pessoas estabelecem então um contato breve com você. Esse contato deve ser cultivado para gerar oportunidades de negócios ou até para uma recolocação profissional.Que o network é uma coisa importante para sua carreira é um senso comum. Mas você sabe exatamente o que quer dizer construir um networking positivo?

Ter contatos no Facebook ou muitas conexões no Linked In não quer dizer que você tem um sólido network. Isto porque somente o número de conexões não vai garantir todas as vantagens que um network pode lhe oferecer.

Network funcional é como uma rede de contatos que pode lhe proporcionar valor, que pode ir desde a troca de valiosas informações até a ajuda no caso de uma recolocação profissional.

E não é só adicionar pessoas a suas redes como no Linked in ou no Facebook; você deve cultivar periodicamente ações que deem visibilidade na sua rede de contatos.

E estas ações se resumem a uma palavra: TROCA. Isto mesmo. Network é uma troca. Se você quer tirar valor da sua rede de network precisa também oferecer valor a esta rede de contatos.

Networking é uma ação contínua que deve ser feita sempre, não somente nos momentos difíceis da sua carreira. Aliás, os momentos difíceis são aqueles quando você se lembra mais dos contatos da sua rede de relacionamentos.

É claro que as redes sociais são ferramentas que facilitam e muito as ações de networking. Mas lembre-se que elas são importantes, mais o contato pessoal continua sendo indispensável.

Glauber Halt

fonte: https://www.campograndenews.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *